top of page

A IMPORTÂNCIA DA DECORAÇÃO

Ter um ambiente bem pensado e decorado cuidadosamente não faz bem somente aos olhos pode também ajudar no dia a dia.

A decoração traz conforto físico, psíquico e possibilita que o espaço seja usufruído de forma mais abrangente, além de elevar a qualidade de vida e desempenho.


Dar atenção a cada detalhe do ambiente também pode ser uma maneira de relaxar, reduzir a ansiedade e deixar a pessoa mais feliz.

Conhecida como decoterapia, a arte de decorar ambientes pode ajudar a aliviar problemas do cotidiano. Ademais, um espaço organizado e minuciosamente decorado tende a tornar-se mais aconchegante e uma espécie de refúgio contra o stress do dia a dia.

Uma casa por exemplo, somente se transforma em um lar quando o espaço construído é habitado e personificado pelos seus ocupantes. O processo natural de domínio territorial se dá pela forma com que o indivíduo compõe o seu espaço pelas cores, móveis e objetos que escolhe.


O biólogo americano Edward O. Wilson dizia que tudo isso começou a 2,7 milhões de anos atrásquando nossos antepassados compreenderam a importância de se ter um espaço protegido. As cavernas possibilitavam segurança, uma espécie de refúgio contra predadores. Só depois disso os homens passaram a construir o seu habitat: ele entendeu que ao transformar seu refúgio ele toma posse deste local. Decorar é um elemento de sobrevivência ancestral, uma questão biofílica, que significa amor a vida.

É aí que os quadros entram! Eles dão vida a paredes vazias, responsáveis por trazer personalidade e valorizar a decoração de qualquer cômodo. O uso de quadros costuma ser uma ótima saída, especialmente em ambientes que não têm janelas ou tenham pouca vista. Alguns estudos nessa área apontam que mesmo que não seja uma paisagem real, quadros que mostrem a natureza, por exemplo, conseguem suprir esse sentimento de paz e bem-estar.

Uma forte tendência que surgiu nas decorações é a composição de mais um quadro na mesma parede. Ela pode ser feita de várias formas, como uma “dupla perfeita”, no caso de dois quadros semelhantes juntos, alinhado por algum eixo.

Vale investir em molduras semelhantes, cores ou formatos parecidos, pois é fundamental trazer um ar de unidade à decoração.

Outra dica a ser considerada na hora de compor mais de um quadro é a altura em que eles serão pendurados. É interessante que esse conjunto esteja sempre no campo de visão das pessoas, pendurado em média a 1,50m de altura. Uma outra ideia é apoiá-los em móveis ou prateleiras, sempre levando em conta o tamanho e o destaque que eles terão no ambiente. Agora que você já viu a importância da decoração e a diferença que os quadros podem trazer a um ambiente, que tal dar um up na decoração?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

All rights reserved © 2020 by ARCARNEIRO LTDA - EPP 26.697.368/0001-44

bottom of page